segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Profissão: Publicitária

Acabei de entregar um briefing para a Criação:
Anúncio para o Jornal Y, igual ao veiculado na revista X.
Tamanho: 26 cm x 16 cm (¹/² página horizontal)
Data de entrega: HOJE


Profissão: Publicitária


Pra quem quer saber mais sobre essa profissão, aqui vai alguns esclarecimentos:
A carreira de publicidade é associada à criatividade, a comerciais milionários, ao glamour e a muito dinheiro. Em termos, isso não deixa de ser verdade --ainda que para poucos. O mundo encantado da propaganda esconde, porém, muitos outros segredos, que passam longe do olhar desatento da maioria dos candidatos a uma vaga nas boas faculdades do ramo.

Quem faz o quê
Propaganda
Hoje em dia as palavras propaganda e publicidade têm o mesmo significado e são usadas sem distinção, porém, historicamente tem origens e sentidos diferentes. Propaganda refere-se a propagar e difundir, persuadindo pessoas através de conjunto de idéias
Publicidade
Enquanto ferramenta do marketing, refere-se a publicar, usando meios operacionais de comunicação de massa para atingir um grande público. Tem uma conotação comercial, de divulgar um produto
Marketing
Palavra inglesa que em português significa mercadologia. Visa construir um produto e criar, manter e ampliar seu mercado. Para isso vale-se de diversas ferramentas que expressam informações e símbolos sobre o produto e seu mercado consumidor.


Quais os departamentos que uma agência pode ter? (os principais)
Atendimento - é a parte responsável pela ligação entre cliente (anunciante) e agência. É responsável por trazer todas as informações (briefing) do cliente. Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente (normalmente acompanhado do responsável pela criação).
Planejamento - trabalha com os planos de marketing, comunicação, utilização da verba, entre outros.

Criação - responsável pela elaboração das idéias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios impressos, filmes para televisão, etc.). Engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios.
Mídia - área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.

Aqui na agência que trabalho, temos o atendimento, o planejamento, a criação, criação web, gerenciamento de projetos e assessoria de imprensa. Dependendo do foco da agência, são vários departamentos que se pode trabalhar.

Porque ser publicitária?
No que raios essa menina pensava quando decidiu ser uma? Será que ela teria idéia das noites viradas em claro, do sem-número de pizzas que tudo isso iria render, das contas ganhas, dos prêmios na estante? Duvido.

Eu mesma, quando resolvi prestar o vestibular para o curso, não sabia se fazia direito (uma de minhas paixões), jornalismo ou publicidade. Analisando cada mercado e os meus objetivos a longo prazo, conclui que a propaganda seria o melhor caminho. Por enquanto, tem se mostrado verdade.

Algumas verdades e não tão verdades assim
- Você vai ter que ler muito. Provavelmente muito mais do que lê hoje. Mas não precisam ser três jornais por dia, como dizem por ai. Um já está de bom tamanho.
- Leia o Harry Potter. Por quê? Porque é legal, oras. Mas não deixe de ler os clássicos também.
- Vai ter que assistir muita TV, ouvir rádio, acessar tudo o que é novidade na internet, conversar com a pessoa ao seu lado no ônibus, ouvir a reclamação da velhinha na fila do banco. Publicitário bom é publicitário informado.
- Ah, leia também a Caras. Quem vê Caras não vê coração (opa, olha o trocadalho ai), e com certeza você vai tirar ótimas sacadas de lá.
- Dê uma passadinha na 25 de março em São Paulo. Observe como aqueles caras vendem de tudo na rua. É bom pra aprender a negociar.
- Vender? É isso mesmo. Publicitário é um vendedor com diploma. Ou você pensou que seria o que?
- Lembra daquela mostra de arte concretista? Vai ter que ir também. Último filme do Almodóvar? Dois ingressos, por favor.
- Virar a noite no escritório? Só quando se faz necessário. Não deixe que isso vire regra. De que adianta ganhar um super-salário e não ter tempo para desfrutá-lo?


Mais um item que esqueceram de colocar aí: PRAZOS. Isso só existe na teoria. Na prática, tudo tem que ser feito pra ONTEM....ou no máximo pra HOJE. Pra se trabalhar nessa área, você tem que ter paixão pelo que faz. Cliente irritado, chefe exigente, ritmo de vida acelerado. Tudo pode mudar em segundos. Essa profissão é pra quem não gosta de rotina, definitivamente. É de se estranhar um dia de calmaria. Em época de Natal então, nem Papai Noel pra salvar!!! Eu sou responsável pelo Depto de Mídia e Gerenciamento de Projetos. Além de fazer o Tráfego de informações entre os departamentos. Trocando em miúdos, a bucha sempre sobra pra mim.
Mídia juntamente com o planejamento também é uma das áreas mais importantes de uma agência. Seleção acertada de veículos de comunicações, tarefas de execução, negociação e compra de espaços publicitários, autorizações e controles de veiculações são uma das inúmeras funções de um mídia. Nota-se a enorme responsabilidade abraçada pelo profissional. Com certeza um erro pode ser fatal.


Eu adoro minha profissão. Só me falta ganhar um super-salário.


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Fontes:
www.casadogalo.com
Folha online

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho esta um profissão super lega, mas tenho muita vontade de fazer marketing. Bjks!

Unknown disse...

ah!
Sou publicitária também. Mas como não ganhava um super salário e me f... larguei mão, rsrsrs.

Mas continuo curiosa, lendo muito, conversando com todos e observando sempre.

bjs
Paula
chegadebagunca.com

Karen disse...

Oi.
Vc já está linkada, agora não me perco mais. rsss
Linke o Façamos um brinde, e de lá chega nos outros. ate pq o Arrumando a bagunça é mais minha rotina FLY.
Beijo